A IMPORT NCIA DA CONSCIENTIZA O DOS TRABALHADORES DA CONSTRU O CIVIL
1035 palavras
5 páginas
A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHOA segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho são fatores primordiais dentro de uma empresa, pois se deve considerar que o homem que está por trás dos trabalhos é a essência do universo. Através do trabalho, o homem transforma a natureza, humanizando-a, se modifica desenvolvendo sua habilidade e se colocando a serviço dos outros, impondo-se a uma disciplina. E ainda através do trabalho conhece suas forças e suas limitações. O trabalho, então, se torna fonte de saúde física, orgânica, mental, intelectual e de felicidade para todo e qualquer ser humano.
Os riscos de acidentes de trabalho presentes na indústria da Construção Civil tem sido constante. Forma-se uma base de análise das suas causas, métodos de prevenção, a eficácia dos treinamentos para adesão às medidas de segurança e evidenciam a necessidade de uma pedagogia transformadora nas ações de promoção da saúde e prevenção dos acidentes de trabalho. Sendo assim a losp lops trabalha em cima da conscientização e proteção aos seu funcionários, com uma equipe de gestores de segurança do trabalho para manter um padrão na empresa .
NORMAS REGULAMENTADORAS ESTABELECEM REGRAS A SEREM EMPREGADA
A segurança e a saúde do trabalho na área da construção civil baseiam-se em normas regulamentadoras descritas na Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Entre essas normas, a NR-18 estabelece diretrizes administrativas, de planejamento e de organização para implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Além disso determina a elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT).
A elaboração e o cumprimento do PCMAT são obrigatórios em estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores. As empresas que possuem menos de 20 trabalhadores ficam