A ideologia dos aúncios de medicamentos no Almanack Corumbaense

2286 palavras 10 páginas
A IDEOLOGIA NOS ANÚNCIOS DE MEDICAMENTOS DO ALMANACK CORUMBAENSE
Lucas Tadeu de Oliveira Maciel (UEMS)
Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Introdução
Hoje há uma preocupação com os riscos da automedicação e da venda indiscriminada de remédios, bem como dos riscos de intoxicação, do consumo inadequado e exagerado, tudo isso aliado às desigualdades sociais e dificuldades de acesso a tratamentos de saúde, dentre outros. Esta é uma preocupação relativamente nova, pois até bem pouco tempo o controle sobre a produção e venda destes produtos possuía pouca ou nenhuma regulamentação.
O objetivo deste artigo é efetuar uma breve reflexão sobre os anúncios publicitários presentes no Almanack Corumbaense, especificamente os que lidam com a venda de remédios, que são a maioria, e suas relações com a questão ideológica. Pretende-se verificar como este discurso se mostrava ideológico para a sociedade da época, como representantes de uma cura e ao mesmo tempo como instrumentos de tamponamento das políticas de saúde pública, que era precária e ainda como elementos de uma campanha política.

1. O Almanack Corumbaense- Séc. XIX

O Almanack Corumbaense de 1898 é uma obra que elenca informações e faz propagandas da cidade de Corumbá no Estado de Mato Grosso. Ricardo D’Elia apresenta o Almanack e consoante a leitura da obra pode-se entender que ele era farmacêutico e homeopata, isto pelas propagandas de seu estabelecimento e dos produtos que eram comercializados por ele. Segundo Souza (2013) ler o Almanack:
É como realizar uma viagem no tempo e no espaço, pois é possível vislumbrar uma cidade em um tempo no seu auge de comércio, tendo o porto e suas redondezas como ponto de grandes transações financeiras. (SOUZA, 2013, p. 36).

Nele estão presentes ainda conteúdos de relevância histórica tematizando os costumes da época e a vida da sociedade corumbaense. Situando a obra em contexto histórico, em 1898 o Estado de Mato Grosso ainda não havia sido dividido e a capital era em

Relacionados