A história das coisas
A HISTÓRIA DAS COISAS
Segundo o documentário a pesquisadora procurou saber de onde vem e para onde vão todas as coisas. Os livros dizem que é um sistema linear:
EXTRAÇÂO-PRODUÇÂO-DISTRIBUIÇÂO-CONSUMO-TRATAMENTO DO LIXO.
E não se pode manter um sistema linear em um planeta finito. Este sistema não mostra o que ocorre com as pessoas que integram esse processo.
O documentário começa descrevendo o governo e as corporações que deveriam lutar para melhorar a qualidade de vida e processos de produção, para não impactar o meio-ambiente e a saúde física e psicológica das pessoas. Mas em vez disso o que acontece?
Na extração:
__ Consumimos árvores, destruímos montanhas para extração de minérios, consumimos e poluímos toda a água potável e matamos os animais.
Na produção:
__100.000 químicos sintéticos são misturados as matérias primas e são vendidos como produtos diversos.
Estes químicos afetam a saúde de toda a população e pior, se acumulam nas pessoas. Os bebes recebem de suas mães as maiores doses de químicos tóxicos a partir da amamentação.
Pessoas sem alternativa são obrigadas a trabalhar em empresas que produzem produtos tóxicos, com salários irreais.
Muitas empresas para não poluírem seus países montam filiais em outros países.mas os efeitos da poluição são globais.
Na distribuição:
O objetivo no processo de distribuição é manter os preços baixos e o alto consumo.
Eles mantém os preços baixos num processo que se chama de ‘’exteriorizar os custos”,ou seja ,não pagamos o preço real das coisas.
As pessoas pagam com a perca do espaço e recursos naturais,outras com a perca do ar puro e doenças como asma e câncer e outras pagam com o seu futuro ,pois abandonam a escola para trabalhar ,outras pagaram por trabalhar por salários baixos e sem plano de saúde.
Como pode um sistema tão desumano prolifera em nossa sociedade?
O consumo:
Somos valorizados pelo que consumimos.Noventa e nove por cento das coisas são lixo em seis