A historia do xadrez
|
1 PERÍODO ANTIGO (até 1600)
1.1 Período Primitivo (até 500 d.C.)
O Período Primitivo da história do xadrez não pode ser estudado sem um conhecimento prévio de outros jogos de tabuleiro. É necessário observar os jogos que existiam antes do xadrez aparecer, e somente depois é possível entender as fontes e razões que fizeram surgir o xadrez. Hoje, historiadores do xadrez como Yuri Averbach, acreditam na possibilidade do xadrez ter evoluído de um jogo de corrida, embora essa questão esteja longe de ser consensual, como pode ser visto nesta passagem:
A teoria de que o xadrez é um desenvolvimento de um jogo de corrida mais cedo envolve a hipótese de que um reformador mudou a nomenclatura todo, a fim de torná-la auto-consistente como um jogo de guerra e garantiu o acordo de todos os seus contemporâneos. Acho incrível essa hipótese. (MURRAY, 1913, p. 50).
1.2 Período Sânscrito (de 500 a 600)
É geralmente aceito que é o ancestral do xadrez mais antigo conhecido surgiu na Índia entre os séculos VI e VII da era cristã e chamava-se Chaturanga (jogo dos quatro elementos). Era praticado tanto por duas como por quatro pessoas. Descreveremos a forma para quatro pessoas. Cada jogador possuía oito peças: um Ministro (hoje Dama), um Cavalo, um Elefante (hoje Bispo), um Navio (mais tarde uma Carruagem e hoje a Torre) e quatro Soldados (atualmente os Peões). A arrumação das peças era feita como mostra a Figura 1. O tabuleiro era monocromático (de uma só cor) e as peças dos quatro jogadores diferenciavam-se pelas cores vermelha verde, negra e amarela. A peça a ser movimentada era definida por um lance de dados.
Aos poucos os dados foram eliminados e a forma dominante de praticar este jogo acabou sendo a de duas pessoas.
1.3 Período Persa (de 600 a 700)
Por volta do século VII o xadrez chegou à Pérsia e