A Hist Ria Do Primeiro Beb De Proveta
796 palavras
4 páginas
A História do Primeiro Bebê de ProvetaHá 35 anos nascia, Louise Brown, o primeiro bebê de proveta da humanidade.
Seu nascimento, na madrugada de 25 de julho de 1978, causou muito alvoroço no Hospital Geral de Oldham, perto de Manchester, Inglaterra, e na comunidade científica. O que até então parecia impossível acabara de se tornar realidade.
Com um bloqueio nas trompas, sua mãe, Leslie Brown, só conseguiu engravidar quando encontrou o embriologista Robert Edwards e o ginecologista Patrick Steptoe. Foram necessárias pelo menos 50 tentativas até que vingasse o embrião que viria a ser Louise Brown.
Toda novidade é sempre vista com receio. Na ocasião, não foi diferente. A mídia e a comunidade científica viram com desconfiança o feito de Patrick Steptoe e Robert Edwards. Desde então, bebês de proveta, doação e recepção de material reprodutivo humano, congelamento e descarte de embriões, clonagem, medicina genética, Bioética, Biodireito, dentre outros temas, não deixaram mais de contar com ampla exploração midiática.
Em meio a uma enxurrada de críticos, observadores e casais esperançosos, as pesquisas continuaram avançando. Em 1981, o doutor Howard Jones anunciou o nascimento do primeiro bebê de proveta nos Estados Unidos: Elizabeth Jordan Carr.
Bebê de proveta é um bebê proveniente de uma inseminação artificial ou fertilização in vitro, ou seja, não resulta de uma fecundação em condições naturais proveniente de uma relação sexual entre um homem e uma mulher, mas antes da fecundação gerada em laboratório.
Designa-se proveta exatamente para aludir à sua "criação" laboratorial.
No dia 7 de outubro de 1984, nascia Ana Paula Bettencourt Caldeira na cidade de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, o primeiro bebê-proveta brasileiro.1
O primeiro bebé proveta a nascer em Portugal, é hoje jogador profissional de futebol, ex jogador do Sporting Clube de Portugal, o avançado chamado Carlos Saleiro.2
O método da fertilização "in vitro" veio trazer novas