A Hist Ria Das Telhas Tcc
854 palavras
4 páginas
A história das telhasShare on facebookShare on twitterShare on email Concebido como um elemento de proteção, a telha é a forma mais comum de cobertura utilizada na construção civil. Este recurso, que hoje é concebido em materiais diversificados – como pedra, cimento, amianto, metal, vidro, plástico, madeira, dentre outros – tem atravessado a história da humanidade mesmo na sua concepção mais básica, em cerâmica, cobrindo e ornamentando casas e edificações em seus mais variados usos. A manufatura da argila e a construção de vários itens neste material é uma das mais antigas formas da humanidade construir e ornamentar construções. A história marca que o barro vermelho já era utilizado no período neolítico, aproximadamente 8 mil anos antes de Cristo, e que na Idade da Pedra o homem já cozia a argila em fornos.
Apesar do cozimento dar à argila a resistência para ser utilizada em construções mais complexas, como a muralha da China, a Torre de Babel e até mesmo as inscrições nos primeiros hieróglifos, foi apenas com os romanos que o uso da telha passou a ser registrado e difundido por todos os povos e civilizações no decorrer de seu império.
Entretanto, a cobertura de colmo ou madeira, que cobria a casa primitiva, foi substituída pela de telhas, justapostas ou sobrepostas, apenas na época de Kiniras, rei de Chipre. Mas é possível que os assírios já conhecessem muito antes o seu uso, ampliando o emprego da telha a um período tão antigo quanto o do tijolo.
Entre os romanos, a telha passou a ser utilizada como elemento decorativo, como em peças acessórias, pintadas com imagens variadas, e aplicadas como complementos com as telhas de cumeeira. Eles utilizavam dois tipos de telha – uma retangular (“tegulae”), com rebordos laterais nos seus lados mais compridos, e outra de secção semi-cilíndrica, utilizadas para recobrir os espaços deixados pelas “tegulae”.
As telhas romanas foram utilizadas na Europa até o século XI, tendo a forma retangular substituída pela