A HIST RIA DA GASOLINA
GASOLINA
Gabriella Gomes
Vinicius Robatine
Maria Arlete
Maria Eduarda Borges
A gasolina é um subproduto natural da indústria do petróleo, sendo que querosene representa o principal produto resultante do refino do petróleo.
Produzida por destilação fracionada, separação das frações mais valiosas
(e voláteis) do petróleo bruto. Ao longo dos anos, inúmeros processos e agentes necessários foram inventados para melhorar a qualidade da gasolina. Surgindo em 1800, foi utilizada no início como medicamento tópico para matar piolhos.
O nome Gasolina referia se a marca de um produto, assim como a vaselina, porém sem registro.
No século XIX, gás, carvão e querosene feitos de petróleo eram usados como combustíveis e em lâmpadas. Como subproduto do petróleo, a maior parte da gasolina era jogada no ambiente, causando grande poluição.
Os motores a vapor - que queimavam o combustível fora dos cilindros, deram lugar aos motores de combustão interna, que queimavam no interior do cilindro uma mistura de ar e gás de iluminação. O ciclo de 4 tempos foi utilizado com êxito pela primeira vez em 1876, num motor construído pelo engenheiro alemão conde Nikolaus Otto.
Já em 1885, Karl Benz criou um motor de 4 tempos e instalou na parte de trás de um triciclo. Era mais pesado e mais lento que o de Daimler, mas duas características desse veículo persistem até hoje: a válvula curta de haste e prato e o sistema de refrigeração de água (a água não circulava, ficava armazenada num compartimento) que tinha que ser constantemente abastecido para manter-se cheio e compensar as perdas por ebulição.
Karl Bens é considerado o “Pai do Automóvel”. Ele era um homem de negócios e em 1887, iniciou a venda de um veículo de três rodas, colocando pioneiramente a disposição da sociedade, um automóvel, veículo que iria mais tarde modificar todos os conceitos de locomoção do ser humano.
Em 20 de setembro de 1893 os irmãos Charles e Frank Duryea construíram o primeiro carro