A Hist Ria Da Engenharia Mec Nica Doc
A Engenharia Mecânica está na base de qualquer equipamento ou aparelho que se movimente, desde uma gigantesca turbina hidrelétrica ao mais rudimentar dos brinquedos. Não por acaso, a origem dessa ciência remonta àquela que talvez seja a mais simples e, ao mesmo tempo, a mais importante das tantas descobertas do homem: a roda.
Considerado o mais versátil de todos os engenheiros, esse profissional se envolve na concepção, análise, fabricação, controle, organização, gestão e manutenção dos mais variados equipamentos industriais. Os primórdios da
Engenharia Mecânica surgem com as primeiras tentativas que o homem fez no sentido de transformar o mundo.
Com a notável evolução dos meios de comunicação e da informática, o engenheiro mecânico tem sido, aliás, cada vez mais exigido em suas funções.
Para corresponder às exigências da sociedade, o engenheiro mecânico deve possuir sólida formação científica, tecnológica e profissional. Isso significa ser eficaz e eficiente no emprego de recursos humanos e financeiros para a transformação de recursos naturais em bens. Do ponto de vista social, ele é o profissional do conforto, isto é, a sua principal função é criar meios e métodos para diminuir o peso e a intensidade do trabalho físico humano.Entendendo a função de um engenheiro mecânico certamente fica mais fácil entender a história dessa profissão.
A invenção da roda certamente foi o primeiro passo em direção à constituição da Engenharia Mecânica. Da mesma forma, deram sua contribuição os cientistas que a partir do Renascimento aceleraram as descobertas das leis da natureza. Galileu Gallilei (1564-1642) explicou vários fenômenos, como a queda dos corpos, o movimento dos projéteis, a oscilação do pêndulo e alguns princípios sobre resistência dos materiais e sobre o equilíbrio dos líquidos.
René Descartes (1596-1650) teorizou sobre a relatividade do movimento.
Blaise Pascal (1623-1662) revolucionou as teorias sobre o vácuo, demonstrando as leis