A hidroeletricidade brasileira e as fontes alternativas de energia
METODOLOGIA CIENTÍFICA
A HIDROELETRICIDADE BRASILEIRA E AS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
Londrina
2012
O objetivo deste trabalho é expor a forma de energia proveniente das usinas hidrelétricas. Traçar todos os pontos de centrais energéticas do Brasil, mostrando de usinas em construções até projetos que ainda não foram inicializados. Mostrar todos os lados de uma usina hidrelétrica, o potencial do país, as tecnologias utilizadas e seus impactos ambientais. E também apresentar formas alternativas para a produção de eletricidade.
I - POTENCIAL HIDRELÉTRICO BRASILEIRO.
O Brasil possui o maior potencial hidrelétrico no mundo, estimado em cerca de 260GW. Vários fatores colaboram para esta condição, como os elevados índices de chuva na maior parte do território e o predomínio de rios caudalosos de planalto. As características naturais favoráveis levaram o país a priorizaram as hidrelétricas para a produção de energia elétrica, e atualmente, cerca de 75% da eletricidade consumida no país, provêm deste sistema .
Especificamente, os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica no mundo são Canadá, Brasil, China, Estados Unidos e Rússia, respectivamente. Juntos foram os responsáveis por mais de 50% da total produção mundial de energia hidrelétrica, em 2006.
As principais bacias, onde estão instaladas as hidrelétricas brasileiras, são: A Bacia do Rio Paraná, com cerca de 60% da capacidade total do país; A do São Francisco e a do Tocantins com 16% e 12% respectivamente.
Os fatos que contribuem para os baixos índices de aproveitamento da Bacia do Rio Amazonas, são devidos a grande possibilidade de impacto ambiental na gigante biodiversidade do local, ao baixo consumo de energia elétrica da região e a enorme distância das grandes metrópoles Brasileiras. Isso fez com que a região Sul tivesse um