A headbangers journey: 80’s rock n’ roll
Disciplina: História
Docente: Mara Bastos
Discentes: Higo Márcio, Mateus Santos, Matheus Rodrigues e Silas Lemos
A Headbangers Journey:
80’s Rock n’ Roll
Jaguaquara, 11 de junho de 2012
Colégio Taylor-Egídio
Disciplina: História
Docente: Mara Bastos
Discentes: Higo Márcio, Mateus Santos, Matheus Rodrigues e Silas Lemos
Trabalho apresentado à professora Mara Bastos, docente de História no Colégio Taylor Egídio, para fim avaliativo da terceira unidade.
Jaguaquara, 11 de junho de 2012
Sumário
Introdução
Em virtude do “Projeto Cantando a História: 80, a Década Perdida?”, é necessária uma compreensão abrangente do movimento cultural que mais marcou a década de 80 e todas as décadas desde que nasceu. No presente trabalho estuda-se o espírito do rock n’ roll nos anos 80 e os caminhos evolutivos que o levaram a assumir o visual da época. Faremos aqui um paralelo entre o estilo musical(e de vida) e o contexto histórico da época, analisando as raízes dos movimentos que mais marcaram a época, como o Glam Metal, o Trash Metal, o Hard Rock, o Punk Rock, O Prog Rock, dentre muitos. O Rock, muito mais do que um simples estilo musical, é um reflexo do contexto histórico da época. Ou melhor, um anti-reflexo, pois quase sempre o rock é baseado em rebeldia e em romper com as tendências conservadoras vigentes. Por conseguinte, o estudo da árvore genealógica do rock n’ roll pode fornecer uma interessante visão de mundo sobre qualquer época.
Objetivos
Criar um painel das manifestações rockandrollísticas dos anos 80, com o intuito de explicar como o estilo marcou a época. Entender as tendências do rock da época e suas motivações embasadas no contexto histórico da mesma. Perscrutar os mistérios da linha (ou melhor, teia) evolutiva do rock and roll em busca das ligações que permitiram aos artistas da época seu devido embasamento cultural para suas criações. Entender que inovações para o rock a década de 80 trouxe e