A Guerra Do Petr Leo
A causa da guerra foi que Saddam Hussein (iraquiano) acusou o Kwuait pela queda do preço do petróleo, pediu indenizações mas o Kwuait não aceitou. Então saddam Hussein ordenou tropas iraquianas para invadirem Kwuait exigindo os campos de petróleo.
Os Estados Unidos, que eram aliados do Iraque contra o Irã, decidiram intervir. Com a guerra, o golfo pérsico foi fechado e os EUA perderam dois fornecedores de petróleo: Iraque e o Kuwait.
Cem navios, 1.800 aviões de combate e milhares de mísseis dos EUA também foram utilizados. Quatorze outros países também forneceram tropas de combate e 16 cederam aviões e navios.
As tropas dos EUA e seus aliados saíram da Arábia Saudita em direção ao Kuait, muitas delas via território iraquiano. Mas os EUA resolveram não avançar até Bagdá. A Guerra elevou a popularidade do então presidente George Bush, que alcançou os maiores índices de aprovação desde o final da Segunda Guerra Mundial.
A guerra em terra foi denominada por Hussein de "mãe de todas as batalhas". Em poucas semanas as defesas aéreas iraquianas estavam destruídas. No final de fevereiro de 1991, Hussein, que havia ateado fogo em mais de 700 poços de petróleo kuwaitianos, aceitou os termos do cessar-fogo proposto pela ONU.
Com a rendição de Saddam Husseim, os preços do petróleo voltaram a cair.