a grecia antiga
Formação da Grécia Antiga:
A Grécia antiga ocupava terras ao sul da península balcânica, as illhas do egeu, o litoral da Ásia menor (atual Turquia) e mais tarde ao sul da península itálica. Era uma região mais próxima do mar que facilitava a navegação.
A partir do século XX a.C., em sucessivas migrações, tribos de origem indo-européia ocuparam esse território, que já era habitado.
Primeiro vieram os aqueus, que fundaram a civilização micenica e devastaram a civilização minóica da ilha de Creta, dominando o comercio marítimo em substituiçao aos cretenses, mais tarde chegaram os jônios, os eólios e os dórios no século XXII a.C.
Os antigos gregos autodenominavam-se helenos, e a seu país chamavam Hélade, nunca tendo chamado a si mesmos de gregos nem à sua civilização Grécia, pois ambas essas palavras são latinas, tendo sido-lhes atribuídas pelos romanos.
Coments: A civilização criada pelos gregos (ou helenos, como eles mesmos se chamam até hoje) se desenvolveu entre 2000 a.C. E146 a.C. no sudeste da Europa — mais precisamente, na península Balcânica e ilhas vizinhas. . Localização Geográfica e características da região: De um modo geral, o relevo das penínsulas e ilhas é montanhoso, entremeado de pequenas e férteis planícies isoladas umas das outras. Por outro lado, as características do relevo continental estimularam o isolamento e a autonomia das cidades gregas
A Civilização Minóica:
Diferentemente das civilizações que prosperaram as margens dos grandes rios, caracterizam-se pelo desenvolvimento comercial e marítimo.
A arqueologia e a principal fonte dos historiadores para o conhecimento da civilização minóica. Os palácios foram descobertos por arqueólogos e historiadores a partir do século XIX, período anterior ao ano 2000 a.C. Minos, do qual deriva o nome dessa civilização, faz referencia a uma dinastia ou a um titulo.
A ilha de Creta possuía solo fértil, mas seu espaço físico era limitado.
As ruínas de cnossos, cidade-palacio,