A grande depressão ou a crise de 1929
O que foi a Grande Depressão?
A Grande Depressão ou Crise de 1929 foi uma grande depressão económica que começou nos Estados Unidos e se alastrou a todo o Mundo. Teve início em 1929 e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão económica do século XX. Durante o período da Grande Depressão, os Estados Unidos eram governados pelo presidente Herbert Hoover e pelo Primeiro-Ministro Richard Bennett.
Causas:
A era da prosperidade
Com o fim da 1ª Guerra Mundial em 1918, a Europa encontrava-se arruinada, quer a nível humano, quer a nível material. Mas, se por um lado, a 1ª Guerra Mundial provocou o declínio da Europa, por outro lado, beneficiou os países extra-europeus, como é o caso dos Estados Unidos, que se elevaram à categoria de primeira potência mundial. Assim, lucraram com a exportação de alimentos e produtos industrializados aos países aliados no período pós-guerra.
Nos 10 anos que se seguiram ao fim da 1ª Guerra Mundial, a economia norte-americana conheceu um grande crescimento, causando euforia entre os empresários. Foi nessa época que surgiu a famosa expressão “American Way of Life” (Modo de Vida Americano) – o mundo invejava o estilo de vida dos americanos. Prova desta era de prosperidade foram os “Loucos Anos 20”,onde o consumo aumentou, a indústria criava, a todo o instante, bens de consumo, clubes e boates viviam cheios e o cinema tornou-se uma grande diversão.
Legenda: "O mais alto padrão mundial de vida"; "Não há melhor maneira do que a maneira americana"
Nesta era de prosperidade havia também uma politica de facilitação do crédito, processada pelos bancos que assim mantinha (artificialmente) o poder de compra americano. A compra de automóveis, electrodomésticos e imóveis realizava-se, na maior parte das vezes, com base no crédito e