A globalização e a relação com a contabilidade
Hoje a contabilidade aparece diariamente estampada nos jornais, infelizmente não raro por fatores negativos, ressaltem-se os episódios não muito distantes ocorridos com empresas americanas.
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e espacial e barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século xx.É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
A necessidade de harmonização das normas contábeis e de divulgação das informações financeiras deve em função da relevância de um maior controle da economia globalizada envolvendo planos de ação em torno das divergências de regulamentação e praticas contábeis nos diversos países.
A padronização abre o mercado brasileiro aos investidores internacionais, além de tornar o mercado de capitais e o sistema financeiro brasileiro mais transparente e reduzido o risco país.
O interesse por informações contábeis, por quanto não é somente a exposição das empresas brasileiras a mercados de capitais externos que demandam a confiabilidade das informações mas também a parceria com novos empreendimentos estrangeiros atuantes no mercado nacional.
Define a globalização como aceleração intensa dos processos de internacionalização e mundialização, com os efeitos da terceira guerra revolução tecnológica, centrada na informática e nas telecomunicações, dominante na década de 70. Focalizando-se as empresas multinacionais, como agentes privilegiados da globalização.
Focalizando a globalização no setor de serviços na sociedade contemporânea aprofunda no