A Geopolitica Do Desenvolvimento
Disciplina: Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação
Aluno: Fabio Henrique de Andrade
R.A: 2951594112
Resenha sobre o texto “A geopolítica do desenvolvimento sustentável: Um estudo sobre a conferência do Rio de Janeiro (Rio-92).”
O DESENVOLVIMENTO E O MEIO AMBIENTE
No início do texto o autor da a sua definição sobre o verbo “desenvolver”, descrevendo o como algo que significa retirar o que oculta, o que envolve. Cita autores para descrever a origem do desenvolvimento desde a idade média como sendo algo que mantém um ciclo, ou seja, um começo, apogeu e declínio. Com a racionalidade moderna passa a definir-se como crescimento, como sinônimo de amadurecimento, de prosperidade.
Cita também que após a segunda guerra mundial, o ex presidente Americano Harry Truman populariza o termo “subdesenvolvimento”, igualando sua concepção ao sentido de progresso material, algo a ser atingido por todos os países do mundo.
Após esta reflexão somos indagados com a pergunta: “Qual o sentido do conceito de desenvolvimento no sistema capitalista?”
É então apresentado o conceito de desenvolvimento no sistema capitalista, onde há um monopólio social das riquezas naturais. O sistema capitalista promove o desenvolvimento como o domínio da natureza através da técnica, alcançando maior produtividade utilizando a máquina e causando uma grande devastação ambiental.
O desenvolvimento sustentável se consolidou entre o consenso de três fases: [1] assumir uma posição ética pela meta geral da sustentabilidade; [2] um consenso sobre a meta sobre a meta operacional com vista ao estado sustentável provisório do futuro a longo prazo; e [3] um consenso em prol de um objetivo intermediário que oriente a formulação da política. Algo como a constituição de um consenso presente num futuro próximo ou num futuro longínquo.
O desenvolvimento sustentável também pode ser compreendido como a reconciliação entre o meio ambiente e a economia, ou