A frequencia na comunicação
Esproser 2014/2015
Física e Química
Trabalho realizado por:
Gabriel Pires nº10
Introdução
Neste trabalho vou falar um pouco sobre as frequências típicas envolvidas nas comunicações em telemóveis, na transmissão das ondas rádio, nos microondas, nos radios e nos raios X.
Frequência
A frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc) em um determinado intervalo de tempo.
Podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Este tempo em particular recebe o nome de período (T). Desse modo, a frequência é o inverso do período.
Ondas radio
Ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior do que a radiação infravermelha. Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo.
Artificialmente, as ondas de rádio podem ser geradas para rádios amadores, radiodifusão (rádio e televisão), telefonia móvel, radar e outros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em inúmeras outras aplicações.
Microondas
As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHF, SHF e EHF.
Raios X
Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível.
Foram descobertos em 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Conrad Röntgen.
A energia dos fotões é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV.
Telemóveis
Telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em uma área