A formação continada
3 – JUSTIFICATIVA
Embora sendo gestora na instituição após a realização da observação do estagio notou-se uma fragilidade no processo de formação continuada de professores, ausência no desenvolvimento de novas competências frente as demandas de novas tecnologias, ausência de estimulo a motivação dos professores, falta de incentivar e orientar o professor no processo de sua formação, ausência de reflexão e estudo com os professores.
4 – OBJETIVOS
Objetivos Gerais: Oportunizar aos professores espaços que gerem conversações, encontros, oficinas com potencialidade de transformar as situações acima descritas.
Objetivos Específicos: Tornar os professores aptos às novas tecnologias, mantê-los atualizados, trocar experiências, aumento de incentivo à formação, contribuir para o enriquecimento da formação inicial e continuada.
5 – FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
Numa sociedade em constante mudanças a formação do docente é considerada um processo continuo, onde profissionais precisam sempre estar atualizados.
Hoje é necessário investirmos na formação continuada de professores (...).
(Salto para o futuro: construindo a escola cidadã, 1998 p. 10).
O educador tem uma ampla responsabilidade na renovação de suas praticas pedagógicas, vale dizer que o educador é o responsável no processo de ensino aprendizagem.
Pensando assim o professor precisa ter um incentivo as formações, pelas quais o mesmo adquiri novos saberes e metodologias para diversificar sua pratica docente.
Para Weisz a formação é compreendida como um processo permanente de desenvolvimento profissional de: estudos, atualizações, discussões e trocas de experiências.
A formação continuada só faz sentido quando é também valorizada individualmente: só é possível aperfeiçoar o professor que queira crescer. (Fusari 2007).
O gestor tem um papel imprescindível, pois além de valorizar o professor, ele também deve proporcionar aos docentes momentos que aprimorem