a fome
Conceito de fome no Brasil e no mundo, investigações cientificas , maneiras de se morrer de fome e devastação caudada por ela. Visando a explosão demográfica da fome no globo e alguns dados do mundo incluindo seus agentes como: causas naturais, causas humanas, causas da fome e desnutrição, conseqüências da fome e a maior classe atingida. Fome no Brasil por onde se tem um breve comentário da situação do país em relação a má distribuição de terras e o governo.
A fome é a escassez de alimentos que, em geral, afeta uma ampla extensão de um território e um grave número de pessoas.
FOME COMO FORÇA SOCIAL
A fome é um fenômeno geograficamente universal, a cuja ação nenhum continente escapa. Toda a terra dos homens foi, até hoje, a terra da fome. As investigações científicas, realizadas em todas as partes do mundo, constataram o fato inconcebível de que dois terços da humanidade sofre, de maneira epidêmica ou endêmica, os efeitos destruidores da fome.
É que existem duas maneiras de morrer de fome: não comer nada , de maneira vertiginosa até o fim, ou comer de maneira inadequada e entrar em um regime de carências ou deficiências específicas, capaz de provocar um estado que pode também conduzir à morte. Mais grave ainda que a fome aguda e total, devido às suas repercussões sociais e econômicas, é o fenômeno da fome crônica ou parcial, que deteriora silenciosamente inúmeras populações do mundo.
A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA E A FOME NO MUNDO
Querer justificar a fome do mundo como um fenômeno natural e inevitável não passa de uma técnica para ocultar as suas verdadeiras causas que foram, no passado, o tipo de exploração colonial imposto à maioria dos povos do mundo , no presente, o neocolonialismo econômico a que estão submetidos os países de economia primária, dependentes, subdesenvolvidos, que são também países de fome.
É evidente que não bastaria dispor de alimentos em quantidade suficiente e diversificados para cobrir as necessidades alimentares da