a falta de ética gera prejuizo as empresas AVA ética
A falta de ética tem gerado grandes prejuízos às empresas, pois seus funcionários têm agido de má conduta dentro das mesmas.
Algumas empresas no mundo têm apostado em cursos, palestras e workshops sobre ética empresarial, para que seus funcionários possam praticá-la no meio em que vivem, porém, nem tudo se resolve com workshops.
A ética e a boa conduta, devem ser ensinadas desde crianças através das famílias e instituições de ensino, pois com o decorrer do tempo aprendemos o quanto é bom e agradável viver com responsabilidade e ética.
Dentro do mundo da ética, há a prática do dizer não ao individualismo, ao egocentrismo e ao corporativismo. Ainda nas Organizações, um problema que se pode enfrentar é o da “Meia - ética” onde o parecer ético é mais importante do que o ser ético, como aconteceu nas empresas envolvidas em escândalos contábeis - PARMALAT e ENRON - onde maquilaram, esconderam e falsificaram documentos de prestações de contas, parecendo eticamente corretos quando na verdade estavam vivendo de aparências, com dívidas de bilhões de euros.
Para se acabar com a meia – ética, é necessário desenvolver a ética da ética, onde pode acabar com todas as armadilhas da mesma, porém não se tratando de moralismo, mas de atitudes a serem tomadas. Ainda assim encerro com uma frase de Francisco Gomes de Matos, onde ele diz: nunca devemos nos esquecer que: "(...) Ética é vida! (...) Sem princípios éticos é inviável a organização social (...) a Ética empresarial é a alma do negócio. É o que garante o conceito público e a perpetuidade da empresa".