a falta de etica gera prejuizo
A ética pode ser definida como um conjunto de valores no qual nos mostra através da prática moral o nosso comportamento, ou seja, a ética de um modo mais simples pode ser definida como nossa cultura aplicada à capacidade de distinguir o que é certo ou errado, geralmente sempre ocorre alguns conflitos de entendimento quando procuramos defini-la de forma mais detalhada, para compreender se um ato pode ser certo ou errado é preciso questionar-se se o que se pretende fazer ou que irá ser feito pode ser recebido de forma aberta por outras pessoas ou não, muitas vezes quando praticamos atos que não devemos contar a alguém este ato é considerado antiético ou imoral.
Nas organizações a ética deve se desenvolver aproximadamente nesta mesma linha de pensamento, muitas empresas infelizmente ainda caminham com o pensamento voltado apenas em seu beneficio próprio, seja em relação ao valor de lucro quanto seu valor da imagem, sem se preocupar com suas principais questões no qual se refere à importância da qualidade de seus produtos e serviço e a satisfação dos clientes. Uma empresa ética, sabe valorizar seus funcionários por suas diferenças, sabe ouvir seu publico de atendimento e caminha de acordo com as condutas de suas missões e valores, estas empresas possuem a tendência de crescimento e maior competitividade no mercado de trabalho. Afinal no mundo atual é preferível uma empresa com a preocupação voltada ao beneficio do cliente ou com seu valor próprio? Esta é de fato uma boa questão para muitos se preocuparem.
A falta de ética gera prejuízos às empresas
A ética nas empresas tem como principal objetivo mudar ações e modificar condutas, tendo sempre em vista o melhor para si e para o próximo em âmbito corporativo. Francisco Gomes de Matos concluiu que atualmente as empresas só se preocupam com os lucros e tem lidado de modo obsessivo para alcançá-los, tratando quem colabora e quem compete com elas de forma pouco ética.