A Falta De Agua E Seus Impactos No Mercado Fianceiro
Erick França
Gabriela Vieira
Luciana Machado
Marcela Fiuza
Núbian Santana
Petrina Souza
Rafaela Moura
Ronan Matos Thalita Silveira¹
Giovane de Castro²
A falta de água e seus impactos no mercado financeiro:
Causa e Sugestões.
¹ Alunos 5º período de Administração
² Professor.
Escassez da água.
A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: representa apenas 0,3% do total de água no Planeta. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo.
Se em termos globais a água doce é suficiente para todos, sua distribuição é irregular no território. Os fluxos estão concentrados nas regiões intertropicais, que possuem 50% do escoamento das águas. Nas zonas temperadas, estão 48%, e nas zonas áridas e semi-áridas, apenas 2%. Além disso, as demandas de uso também são diferentes, sendo maiores nos países desenvolvidos.
O cenário de escassez se deve não apenas à irregularidade na distribuição da água e ao aumento das demandas (o que muitas vezes pode gerar conflitos de uso) mas também ao fato de que, nos últimos 50 anos, a degradação da qualidade da água aumentou em níveis alarmantes.
Atualmente, grandes centros urbanos, industriais e áreas de desenvolvimento agrícola com grande uso de adubos químicos e agrotóxicos já enfrentam a falta de qualidade da água, o que pode gerar graves problemas de saúde pública.
A água é o mais importante recurso natural, com grande valor social e econômico, sem substitutos e essenciais à vida. Além disso, a água não é distribuída igualmente pelo mundo. Estima-se que somente 0,08% do total de água no planeta é acessível para consumo humano e cerca de 20% está em território brasileiro, o que coloca