A evolução dos computadores
Os primeiros computadores que foram criados eram maquinas totalmente mecânicos e com a inclusão da eletricidade aos poucos foram se tornando eletromecânicas e também eletromagnéticas, mas ainda não eram considerados computadores. Mas em 1931 foi desenvolvido por Vannevar Bush o primeiro computador, mais parecido com uma calculadora com partes mecânicas que serviria para resolver equações. Em 1937 Howard Aiken construiu o que foi considerado o primeiro computador eletromecânico do mundo: O MARK I, junto com a IBM (International Business Machines) e patrocinada também pela marinha americana, este computador tinha dezoito metros de comprimento, e dois e meio de altura.
Em 1937 a ABC (Atanasoff Berry Computer) começou a construir o primeiro computador a utilizar válvulas termoiônicas, mas foi abandonado em 1942.
Com o início da II Guerra Mundial os governos da Alemanha construíram o Z3, usado para enviar mensagens e seus aliados com o mesmo modelo para decifrar estas mensagens. Em 1943 foi construído o Colossus que possuía cerca de 1.500 válvulas que processava cerca de 5.000 caracteres por segundo. Neste mesmo ano os Estados Unidos entrou com o projeto do ENIAC (Electronic Numeric Integrator And Calculator) o que seria o primeiro computador a válvula e foi terminado em 1946 após a guerra. O ENIAC tinha acerca de 18.000 válvulas, pesava 30 toneladas e ocupara cerca de 170 metros quadrados.
Em 1945 surgiu uma grande ideia, John von Neumann, Arthur Burks e Herman Goldstine resolveram criar o primeiro método de programação de dados para instrução nos computadores , sendo assim saiu fora toda aquela demorado método de programas através de cabos , o que levava semanas para ficar totalmente pronto.
Em 1951 foi finalizado o UNIVAC (Universal Automated Computer) pelos mesmos criadores do ENIAC.
A partir de 1953 a IBM entrou no mercado com o modelo IBM 701 e em 1954 com o IBM 650 onde vendeu mais de mil unidades , e com o passar dos tempos