A evolução do telejornalismo no brasil: das locuções radiofônicas às grandes reportagens
Comunicação
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - SP – 12 a
14 de maio de 2011
A evolução do telejornalismo no Brasil: das locuções radiofônicas às grandes reportagens 1
Cínthia Cristina de SOUZA2
Vanessa Matos dos SANTOS3
Universidade Sagrado Coração - USC, Bauru, SP
RESUMO
A TV está presente na maioria das residências brasileiras e é por meio dela que grande parte da população tem acesso às informações do cotidiano. Desde as primeiras transmissões a TV já trazia em sua grade os noticiários. Se compararmos o estilo dos programas jornalístico de TV, podemos averiguar que nos primeiros telejornais a opinião da emissora e de quem apresentava eram características marcantes, herdadas do rádio. Com o tempo, a televisão ganhou mais espaço por conta da expansão da infraestrutura técnica e também porque começou a oferecer variedade de programação.
Muitos avanços já foram feitos e ainda estão por vir. Um novo desafio também nos é colocado e é preciso estar preparado para ele. Para estas situações, nada melhor que rever a história e aprender com as experiências anteriores. O objetivo deste artigo é oferecer embasamento histórico para que possamos pensar o futuro.
PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo; Televisão; Noticiários; Reportagem.
Breve história do telejornalismo brasileiro
Presente na televisão brasileira desde suas primeiras transmissões, o telejornalismo representa a principal fonte de informação à população no Brasil, uma vez que o aparelho de televisão está presente em mais de 95% das casas brasileiras, segundo dados de 2000 da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (TELECO, s/d).
1
Trabalho apresentado no IJ 4 – Comunicação Audiovisual do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na
Região Sudeste realizado de 12 a 14 de maio de 2011.
2
Graduada do Curso de