A Evolução do Computador
O desenvolvimento da ciência e da sociedade tem-se acelerado a um ritmo exponencial, e os computadores não só é um dos principais responsáveis por essa evolução como também tem ele próprio se beneficiado das suas capacidades, suportando todas as ferramentas de desenvolvimento de novos computadores.
Os computadores evoluíram rapidamente, em particular após a 2º Guerra Mundial. Paradoxalmente, foi a própria guerra que mais estimulou o seu desenvolvimento inicial, antes de se perceber o seu potencial em aplicações para beneficio da sociedade civil.
A tecnologia dos computadores começou pelos grandes sistemas, suportáveis apenas por grandes entidades estatais, mas o aparecimento do PC no inicio da década de 1980 é que realmente mudou a sociedade, porque afetou diretamente a vida de cada um de nós.
Como em muitas áreas do conhecimento, a historia dos computadores está recheada de desenvolvimento tecnológicos, do domínio do Homem sobre a matéria. Mas o que é verdadeiramente importante, o que realmente faz a diferença em ocasiões cruciais é a visão de algumas pessoas, que muitas vezes parecem lunáticos remando contra a maré, mas depois são vistas como os grandes visionários que mudam o rumo da historia. Porém, como sempre, ninguem tem razão o tempo todo.
Em 1977, o fundador da DEC (Digital Equipment, um dos mais importantes fabricantes de computadores ) afirmava
Não há razão alguma que leve alguém a querer um computador Em sua casa
Entretanto, Bil Gate ( um dos fundadores da Microsoft ) aparecia com a sua visão de um computador em cima da mesa ( e mais tarde em casa ) de todos, e isso, juntamente com o aparecimento dos microprocessadores num só circuito integrado durante a década de 1970, mudou o mundo. Em particular, o PC foi um responsáveis pelo declínio dos fabricantes de grandes computadores, incluindo a DEC.
No entanto, em 1918 Bill Gates afirmava, referindo-se à limitação do DOS (sistema operacional anterios ao Windows )