A evolução das micro e pequenas empresas
O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da ciência-delimitado pela necessidade da comprovação concreta - para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.
Tendo o homem como tema permanente de suas considerações, filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual refletir, por isso apóia-se nas ciências. Mas sua aspiração ultrapassa o dado cientifico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do saber e não sua posse. Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presença no universo, a filosofia interroga o próprio saber e transforma-o em problema. É, sobretudo, especulativa, no sentido de que suas conclusões carecem de prova material da realidade. Mas, embora a concepção filosófica não ofereça soluções definitivas para numerosas questões formuladas pela mente, ela traduz em ideologia. E como tal influi diretamente na vida concreta do ser humano, orientando sua atividade prática e intelectual.
Conhecimento filosófico: mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico- por valer-se de uma metodologia experimental, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis , metafísicas.A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição