A evoluçao da internet - resumo
A Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web, como hoje a conhecemos. Até 1990 os cientistas apenas podiam trocar dados, mas nesse ano tornou-se mais complexa. O responsável pela invenção chama-se Tim Berners-Lee, que construiu o seu primeiro computador na Universidade de Oxford. Em 1980 tornou-se consultor de engenharia de software no CERN e escreveu o seu primeiro programa para armazenamento de informação – chamava-se Enquire e, embora nunca tenha sido publicado, foi a base para o desenvolvimento da Web.
Em 1989, apresentou um projeto de hipertexto que permitia às pessoas trabalhar em conjunto, combinando o seu conhecimento numa rede de documentos. Esse projeto ficou conhecido como a World Wide Web. Inicialmente utilizava-se apenas no CERN, e só no Verão de 1991 foi disponibilizada mundialmente.
Em 1994 Berners-Lee criou a World Wide Web Consortium, onde atualmente assume a função de diretor.
Através de páginas web classificadas por motores de busca e organizadas em sítios web, milhares de pessoas possuem acesso instantâneo a uma vasta gama de informação on-line em hipermédia. Comparado às enciclopédias e às bibliotecas tradicionais, a WWW permitiu uma extrema descentralização da informação e dos dados. Isso inclui a criação ou popularização de tecnologias como páginas pessoais, weblogs e redes sociais, no qual qualquer um com acesso a um navegador (um programa de computador para aceder à WWW) pode disponibilizar conteúdo.
A www é talvez o serviço mais utilizado e popular na Internet. Frequentemente, um termo é confundido com o outro. A Web tem vindo a tornar-se uma plataforma comum, na qual outros serviços da Internet são disponibilizados. Pode-se utilizá-la atualmente para usar o correio eletrónico (através de webmail), realizar colaboração e compartilhar arquivos (através de sítios web específicos para tal).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet#Nomenclatura (24/10/2012)