A EVOLU O DA ESCRITA
A invenção da escrita é uma das maiores realizações do homem na terra. O livro A Evolução da Escrita de Carlos M. Horcades trata todo o processo de evolução da escrita e a experiências e criações dos tipógrafos antigos. Desde a época dos primeiros símbolos que foram escrito em pedras para que o homem pudesse registrar seus conhecimentos até a forma como usamos hoje.
A Invenção da Escrita Pelo fato de os homens não conseguirem passar seus conhecimentos para as gerações seguintes ouve-se a necessidadede criar a escrita. Os vestígios mais antigos de escrita feita pelo homem foram em plaquetas de barro do templo da cidade de Uruk, feitas aproximadamente 6.000 anos atrás, com listas de cereais e cabeças degado. Nesta época eram feitos desenhos pictográficos que simbolizavam palavras.
Nesta época também é marcada pela escrita cuneiforme dos sumérios, que foi adotada posteriormente pelos babilônios, assírios, elamitas e hititas.
Os egípcios também desenvolveram sua escrita, os hieróglifos, que era pintada em papiro ou gravada em relevo em materiais duros ou em barro mole.
Com a junção de todas essas escritas surgiu na região da Terra de Canaã, atual Palestina, um alfabeto razoavelmente simples, com 25 ou 30 caracteres combinando elementos dos quatro principais: cuneiforme sumério, pictográfico hitita, escrita de Micenas e hieróglifos egípcios. Em 1000 a.C, o alfabeto protocanaanita sofre transformações e é reduzido para 22 caracteres, passando a se chamar alfabeto Fenício.
Os Fenícios um povo mercador, saiam pelos mares vendendo seus objetos vendeu seu alfabeto como “mercadoria” e desembarcou na Grécia, onde foi transformado para o grego arcaico.
A Evolução A evolução da escrita pode ser dividia em:
O Alfabeto Latino
A Idade Média
A Renascença
A Nova Letra
O Século XIX
O Alfabeto Latino O alfabeto Latino nasce em 700 a.C descendendo do grego arcaico, era escrito da direita para a esquerda em ziguezague. Os romanos, no ano 100 d.C, tinha