A EVOL O DA SEGURAN A DO TRABALHO NO MUNDO
Em 1802, o parlamento britânico aprovou a primeira lei de proteção dos trabalhadores: a lei de saúde e moral dos aprendizes, estabelecida o limite de 12 horas de trabalho por dia, proibia o trabalho noturno, obrigava os empregados a lavar as paredes das fábricas duas vezes por ano e tornava obrigatória a ventilação do ambiente.
Em 1930, o proprietário de uma fabrica inglesa procurou Robert Baker, medico inglês, pedindo-lhe conselho sobre a melhor forma de proteger a saúde dos trabalhadores. Baker, conhecedor da obra de ramazzini, aconselhou-o a contratar um medico da localidade em que funcionava a fabrica para visitar diariamente o local de trabalho e estudar a possível influencia das instalações sobre a saúde dos operários, dessa forma, os operários deveriam ser afastados de suas atividades profissionais tão logo fossem notados que estas estivessem prejudicando a saúde dos trabalhadores. Surgia assim, o primeiro serviço médico industrial em todo o mundo.
A EVOLUÇÃO DA SGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL
O Brasil possui uma legislação relativamente recente em matéria de segurança do trabalho. Até o inicio do século xx, a economia era baseada no braço escravo e na agricultura, porem isso não significa dizer que, nessa época, não havia acidentes decorrentes do trabalho.
Somente após a primeira guerra mundial – 1919, resultante de tratados internacionais, como o tratado de Versalhes, medidas legislativas foram cogitadas no país, visando à proteção dos trabalhadores que começavam a se concentrar nas cidades.
No Brasil, podemos fixar por volta de 1930 a nossa revolução industrial e, embora tivéssemos já a experiência de outros países, em menor escala, é bem verdade, atravessamos os mesmos obstáculos, o que fez com que se falasse, em 1970, o que o Brasil era o campeão mundial de acidentes do trabalho.
Em 1966, foi criada oficialmente a fundacentro cuja missão é a produção e difusão de conhecimentos que contribuíam para a