A Estrutura Da Comunica O
Para começarmos, leia a tirinha abaixo. Observe atentamente as palavras apontadas para os personagens e o telefone de lata e as palavras sublinhadas dentro dos balões.
A primeira coisa que você notou na cena acima é o envio de uma frase por meio de um telefone de lata de um garoto a outro. Essa cena representa a estrutura universal da comunicação entre qualquer ser vivo, a qual sempre é composta dos seguintes elementos: emissor, receptor, canal, código e mensagem. Vejamos agora a função de cada um desses elementos.
Emissor: é o ser que cria e envia a mensagem ao seu receptor ou interlocutor, exatamente como ocorreu na cena acima. O garoto da esquerda pensou no que queria dizer (a mensagem) e disse ao seu receptor. Em qualquer ato de comunicação existe o emissor. Alguns exemplos: numa pregação evangélica, o emissor é o pastor; num discurso político, o candidato; na aula, o professor, etc.
Receptor: é o ser que recebe a mensagem criada pelo emissor. É importante frisar que a mensagem só é recebida quando o receptor a compreende, exatamente como ocorreu na cena acima. O garoto da direita inicialmente não entendeu a mensagem e só foi entender depois que o seu emissor usou o código (língua) correto.
Mensagem: é o que o emissor deseja que o receptor entenda. A mensagem não é uma frase, mas sim o que ela quer dizer. Por exemplo, o garoto da esquerda passou uma mensagem (a pergunta) para o outro, porém em outra língua (código). Mesmo estando em outra língua, a mensagem continuou a mesma, pois não mudou o que o garoto da direita precisa entender. Inclusive uma mensagem pode ser expressa de outros modos, pois um cachorro, por exemplo, pode emitir a mensagem “quero comida” através do latido.
Código: é a linguagem usada pelo emissor para fazer o seu receptor compreender a mensagem. Cada ser vivo tem seu código, ou seja, sua linguagem: o cachorro tem como código o latido, assim como a vaca tem o mugido e o ser humano tem a língua. O garoto usou como