A estação do uirapuru do Tumucumaque
Na primeira estação do ano, verão, pegaram seus instrumentos de gravação e seguiram em direção ao parque Tumucumaque, com esperanças de gravar o canto dessa ave rara, uirapuru, o qual os índios da região relatam a existência de uma lenda, sobre o cantar desse pássaro, diz que quando ele canta toda floresta aquieta para escutar a cantoria, porém canta, somente, uma vez por ano. Falam que seu canto alegra o mais entristecido coração humano e, quem possuir uma pena desse raro pássaro, terá sorte nas finanças e prosperará e, o possuidor do seu ninho terá uma vida duradora no amor conjugal.
João e sua esposa de carro próprio gastaram, quase três dias de viagem, para chegar ao estado do Amapá, e ali se hospedaram. João saiu à procura de um guia para conduzi-los ao parque Tumucumaque. Já de tardezinha, encontrou um homem que dizia conhecedor da reserva e que tinha ouvido falar, inclusive, dessa ave, que para ele era um pássaro místico da região de difícil localização.
Saíram os três em busca das montanhas do Tumucumaque, chegando a uma aldeia indígena Waiapi e, ali, os índios indicaram para o guia o habitat do pássaro, ou seja, sua localização, chegando à