A Espanha
Como o próprio nome já diz, o parlamentarismo é um sistema de governo sustentado no chamado sistema parlamentar, e é um tipo de governo onde o Chefe de Estado não é eleito diretamente pelo povo.
Neste tipo de sistema, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler).
O presidencialismo, por sua vez, produz um gabinete. Nesse sistema há três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, exercidos pelo presidente da República, pelo Parlamento e pelo Supremo Tribunal. Toda a concepção do presidencialismo baseia-se na harmonia desses três poderes. Em um sistema presidencialista, o Legislativo pode ser exercido apenas pela Câmara dos Deputados (sistema unicameral) ou por duas casas, a Câmara e o Senado (sistema bicameral).
A Espanha é um país de monarquia parlamentar, com um monarca hereditário que exerce o rei da Espanha, é um parlamento bicameral. O poder executivo é formado por um Conselho de Ministros presidido pelo Presidente do Governo, e o poder judiciário está formado pelo conjunto de Juizados e Tribunais, integrado por Juízes e Magistrados, que têm a potestade de administrar justiça em nome do Rei. O poder legislativo se estabelece nas Cortes Gerais, que é o órgão supremo de representação do povo espanhol.
Na Espanha o sistema político não é como no Brasil. Há um rei que governa, enquanto aqui no Brasil elegemos um presidente a cada 4 anos. Na Espanha, o sistema de votação é diferente, pois eles não votam em um candidato e sim em um partido.