A escola de Aristóteles
O Aristotelismo escolástico foi a uma das grandes heranças deixadas por Aristóteles. Sendo que é nesse conceito que se encontram as quatro principais religiões, Catolicismo, Calvinismo, Anglicanismo e Luteranismo. Entravam em acordo nas áreas de metafísica, lógica e cientifica. O método de ensino baseada nos conhecimentos de Aristóteles não era igual. Sua aceitação era muito grande, pois era o único método que a Igreja católica permitia.
Essa era a filosofia aceita em toda a Europa, discutida nas universidades e academias da época, dominando o raciocínio científico e a produção de redações. Com tudo isso percebemos que o pensamento da época era baseado nas ideias de Aristóteles, conhecimento empírico,e que a mente humana é uma folha em branco onde é escrito o conhecimento ao longo do tempo. Descarte rompe essa concepção, e conseguindo muitos seguidores de suas idéias com “discurso do método”, onde se coloca tudo em duvida. Apenas o que não pode ser colocado em duvida que existe.
Seguidores das ideias de Aristóteles são chamados de empristas, que aceitam a idéia de que o conhecimento vem da experiência. Essa concepção deu resultado na doutrina das “formas substanciais”. Os empiristas buscavam explicar o mundo forma qualitativa, desse modo conseguiam descrever as coisas, oque mais tarde virou o método cientifico. O modo de descrição das coisas, em comportamento e função, surge como resultado. Afirmam que são determinados (comportamento e função) pela alma ou essência das coisas, o método cartesiano diz que o mundo esta sujeito a Leis da Natureza.
Existe uma divisão nos conceitos de natural e o sobrenatural, que vem com as ideias de Descarte. Portanto existe um distinção no conhecimento dessa época, resumida em antes e depois da filosofia cartesiana.
Pedro Murad 3ºB
Nº 20