A era estalinista na urss
Em 1928, Estaline pôs termo à NEP (que considerava um obstáculo à consolidação do socialismo) e lançou decisivamente a União Soviética na via do socialismo. Para isso reorganizou a economia a partir de dois princípios: • A colectivização dos meios de produção, ou seja, nacionalizou a indústria e o comércio e pôs termo à exploração privada da terra; • A planificação da economia, isto é, a construção da economia com base em planos fixados pelo Estado (previamente elaborados por um secretariado, o Gosplan), que fixava os níveis de produção a alcançar pelas empresas num certo período de tempo (cinco anos) e os meios de os atingir (capitais, mão-de-obra).
O Primeiro Plano Quinquenal (1928-1932) teve como principal objectivo criar as bases da economia socialista. A agricultura foi colectivizada, criando-se os Kolkhozes (cooperativas), os sovkhozes (quintas do Estado, cultivadas por assalariados) e as MTS (estações de maquinaria para apoio aos agricultores). Quanto à indústria, a prioridade foi dada à indústria pesada, siderurgia e electrificação.
O Segundo Plano Quinquenal (1933-1937) privilegiou ainda a indústria pesada, mas deu também atenção às indústrias ligeiras produtoras de bens de consumo.
O Terceiro Plano Quinquenal (1938- 1941) foi interrompido pela 2ª Grande Guerra.
Os resultados dos planos quinquenais foram positivos. A URSS tornou-se numa grande potência económica e militar, capaz de enfrentar os países capitalistas.
A Violência Totalitária
Estaline – chefe do governo e secretário-geral do Partido Comunista – era, defensor da tese “o socialismo num só país”, quer dizer, considerava que o socialismo devia construir-se primeiramente na URSS e só depois noutros países.
Estaline, para poder implantar o novo sistema concentrou progressivamente o poder e impôs pela força a sua política.
Medidas tomadas por Estaline para instaurar o regime: • Lançamento de vagas de depuração e de repressão – todos