a entrevista
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
ENTREVISTA
RECOLHA DE UM ARTIGO BASEADO EM:
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO – A ENTREVISTA
Docente: Maria de Fátima Figueiredo
Discentes: Domingos Moreira, Joana Cardoso
Baião, Novembro de 2014
DIAGNÓSTICOS PSICOPEDAGÓGICOS
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
ENTREVISTA
Artigo Escolhido
“Entrevista psicológica - o caminho para aceder ao outro”
LINK:
http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=T
L0031
LICENCIATURA EM PSICOPEDAGOGIA
Domingos Moreira
Joana Cardoso
DIAGNÓSTICOS PSICOPEDAGÓGICOS
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
ENTREVISTA
Resumo
A entrevista é a técnica que permite o acesso às representações mais pessoais dos indivíduos. É um instrumento que nos ajuda a entender a origem de diferentes psicopatologias. De salientar que este instrumento pode ser entendido como uma conversa intensa entre duas pessoas.
Podem-se nomear diferentes tipos de entrevistas: a entrevista psiquiátrica dentro do modelo médico onde temos a entrevista clínica psiquiátrica e a entrevista clínica psicológica e ainda a entrevista dentro do modelo psicanalítico.
Alguns objetivos da entrevista psiquiátrica passam por identificar as perturbações psicopatológicas sendo esta a fase de diagnóstico e determinar a conduta a seguir sendo a fase terapêutica.
Algumas diferenças podem-se destacar entre a entrevista psiquiátrica e a entrevista psicológica. O psiquiatra para definir um diagnóstico baseia-se em fatores clínicos, inscreve a entrevista clínica num procedimento terapêutico. O psicólogo tenta perceber o psicológico do sujeito e o seu procedimento não é terapêutico, mas tem um cariz de ajuda, de aconselhar o sujeito.
O modelo psicanalítico teve início com Sigmund Freud. Freud trabalhou com o método das associações livres. Tentava através deste método evidenciar os pensamentos recalcados do indivíduo que estariam na origem da neurose.
Nas primeiras entrevistas