A enfermagem em saúde mental: análise da literatura
O artigo analisado é intitulado de O Enfermeiro na Equipe Multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial e as Possibilidades de Cuidar e está voltado para a área de saúde mental, mais especificamente pela atuação do profissional da Enfermagem dentro deste novo campo da saúde, mostrando o quanto é importante que exista uma colaboração multiprofissional na busca pelo ideal comum, o bem-estar físico e mental do paciente. Mostra os desafios que existem na participação do Enfermeiro na equipe interdisciplinar, além de elucidar os conceitos baseados em semelhanças e diferenças de multi, pluri, inter e transdisciplinaridade, evidenciando o valor de soma de esforços do trabalho em equipe. A pesquisa foi realizada pela Professora Doutora Ruth Mylius Rocha, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
A pesquisa propõe uma metodologia exploratória, com uma abordagem qualitativa, que tem como objetivo aprofundar os conhecimentos em relação ao tema proposto. Os dados foram coletados através de entrevistas, realizadas de dezembro de 2004 a janeiro de 2005, com três enfermeiros e dois coordenadores de CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Os campos da pesquisa foram: um Centro Psicossocial de Saúde Mental e dois Centros de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e Drogas, situados dois no Estado do Rio de Janeiro e um no Estado de São Paulo. As exigências éticas da Resolução 196/96, no que se refere à pesquisas com seres humanos, foram atendidas.
A análise de dados apontou como importantes a questão da formação adequada do Enfermeiro para o trabalho em saúde mental, um campo que veio para reformar a visão hospitalocêntrica no que se refere às questões psiquiátricas, abolindo o modelo manicomial que antes existia e só piorava o quadro de quem estava sob os cuidados dos profissionais vinculados a esse modelo antigo. Antes, percebia-se que os pacientes deixados nesses lugares eram maltratados