A Energia Das Rea Es Qu Micas
Se reações químicas são apenas um rearranjo de átomos, então, de onde vem a energia envolvida, por exemplo, numa queima?
Quando uma folha de papel queima, podemos observar que sua matéria se transforma, pois ocorre uma reação química. Percebemos, também, que nessa reação há liberação de luz e calor, que são formas de energia.
De onde veio essa energia que foi liberada?
Por que ela foi liberada?
Pode haver uma reação que, ao invés de liberar, absorva calor? A energia química
As substância possuem certa quantidade de energia armazenada, denominada energia química. Essa energia é proveniente de suas ligações químicas e das forças de atração e de repulsão entre os átomos que a compõem.
Como cada substância possui armazenada uma quantidade de energia química específica, há uma diferença entre os conteúdos energéticos de seus reagentes e de seus produtos.
Em função da energia química de reagentes e produtos, a reação pode ocorrer segundo duas formas distintas:
A energia dos reagentes é menor que a dos produtos.
Neste caso os reagentes terão que ganhar energia para se transformar em produtos.
A energia dos reagentes é maior que a dos produtos.
Neste caso os reagentes terão de liberar energia para se transformar em produtos. A absorção e a liberação de energia normalmente ocorrem acompanhadas de absorção ou liberação de calor.
Os reagentes ganham energia para se transformar em produtos com maior energia ou podem perder energia para se transformar em produtos com menor energia.
Reações químicas que absorvem energia são chamadas endotérmicas e as que liberam energia são chamadas exotérmicas.
Quando os produtos possuem mais energia que os reagentes, sabemos que essas reações absorveram energia, isto é, elas normalmente ganham calor para ocorrerem. Um exemplo é a queima do açúcar para fazer a calda do pudim. Ao receber calor o açúcar se transforma em