A educação como base de uma vida qualificada
A educação sempre foi considerada algo de muita importância na vida dos seres humanos. Desde muito tempo, os pais procuram educar seus filhos de acordo com as regras familiares que são transmitidas de geração a geração. São princípios que incluem a ética familiar, o respeito para com os mais velhos, dentre outros. Considera-se que o estudo é a arma que fornece poder e, através dele, é possível passar no vestibular, tornar-se bem sucedido , conseqüentemente, ter uma vida de boa qualidade.
O estudo abre a mente das pessoas, fazendo-as sair de um mundo individual para um mundo coletivo. Dessa forma passa a observar tudo o que há ao seu redor com outra perspectiva. Além disso, o sucesso profissional está atrelado ao estudo.
Outro fator decisivo no sucesso profissional é o autoconhecimento. Ao longo da formação educacional a pessoa vai aprendendo a se conhecer melhor e com isso terá maiores possibilidades de escolha da profissão que melhor desempenhará. Um excelente médico, advogado, padeiro ou qualquer outro profissional será bem sucedido se estiver fazendo aquilo que lhe traga satisfação pessoal.
Pelo exposto, não restam dúvidas de que a relação entre educação e profissão com sucesso possui certo paralelo, o que não é uma máxima, mas são vários os exemplos que corroboram tal tese. O sucesso na carreira, assim como o sucesso em qualquer área da vida, depende de uma boa formação, do grau de comprometimento, do autoconhecimento, do esforço e da determinação de cada pessoa, na tentativa de fazer o melhor sempre, no seu dia-a-dia e no seu trabalho.