A Educacao na Antiguidade Classica.docx transferido com sucesso
3015 palavras
13 páginas
Índice..............................................................................................................................0Introdução 1
A Educação no Antigo Egipto 2
Reflexões 8
Referência Bibliográfica................................................................................................................................9
Introdução
O presente trabalho de Fundamentos de Pedagogia,cujo tema é a educação na antiguidade clássica, visa a dar uma visão geral sobre a educação na antiguidade clássica. A educação passou por vários processos até aos nossos dias.
Depois de longos séculos de esforços e tentativas, a civilização surgiu, sob uma forma evoluída, no quarto milénio a. C. Nas bacias do Nilo, do Eufrates e Indo. Nessa época, nessas regiões, o homem, conhece agricultura, a vida urbana, o comércio, a navegação e a escrita. Um pouco mais tarde nasce na China uma civilização real e as formas de educação.
A característica dessas educações antigas é que, depois de terem sido elaboradas embora a sua história abranja vários milénios, conservaram durante muito tempo o tipo que tinham alcançado, mesmo quase até os nossos dias. Inventaram um bom número de processos educativos, e dai o interesse que temos conhecê-los.
A Educação no Antigo Egipto
Depois do nomadismo, os egípcios se fixaram no vale do Nilo, a sua estabilização deu origem a aldeias, a uma organização social de classes claramente diferenciadas e a uma civilização de tipo agrícola e sedentária.
Segundo Gal (2004:21-22), "no cimo da escala estavam os sacerdotes, ricos, influentes, detentores da ciência; em baixo os saldados e por fim os produtores ligados à terra ou aos seus ofícios, sujeitos a bastonada e ao dízimo".
De facto a educação não começou por estender os seus benefícios a todas as pessoas. Entre os Egípcios, o escriba era o privilegiado. Os escribas entravam na administração e passavam para o serviço do Faraó ou dos sacerdotes e