A Educa O No Mundo Grego Cl Ssico Aula 02 De Marco
Assim, tudo que transmite e constitui a cultura pode ser entendida como veículo da educação, pois insere o homem em um mundo culturalmente definido. Por isso a ideia de educação (Paideia) possuía um significado muito mais amplo do que o nosso, não se limitava ao ensino de um conhecimento legitimado cientificamente.
Desta forma, propomos através deste texto a reflexão sobre o termo
EDUCAÇÃO pela exposição de seu amplo significado na Grécia Clássica (séculos V-IV a. C)..
Quem era ou quem eram os educadores?
Nesta exposição, educador foi empregado como qualquer individuo ou instituição que propõe e/ou realiza a moldagem do caráter humano, inserindo o homem em um contexto histórico-cultural. Assim, na Grécia Clássica tanto o teatro quanto as escolas presididas por importantes pensadores podem ser considerados educadores, pois agem sobre a formação do homem em todos os sentidos da vida.
O poeta como educador do povo
Tomando as ideias do filólogo alemão Werner Jaeger a história da educação helênica está fundamentada na obra dos poetas. Isto não é exagero, pois o poeta grego possuía o papel de intérprete e criador da tradição. Contudo, devemos tomar cuidado quando nos relacionamos ao termo poeta na Grécia, pode haver o risco de confusão entre o que atualmente entendemos como poeta. Para os gregos, poeta não é quem se dedica a escrever poesias ou romances para serem lidos individual e introspectivamente, mas pelo contrário, é alguém que interpreta temas humanos e os expõe publicamente nas praças, nas ruas, nos teatros, imortalizando através da eloquência valores culturais da sociedade.
O poeta formava a opinião do povo grego por conta de seu poder de convencer e