A ECT e a Sustentabilidade
Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais
Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Políticas Públicas
JOSÉ LUIS FERRER DE OLIVEIRA
Relatório Analítico
A ECT e a Sustentabilidade
Salvador
2014
JOSÉ LUIS FERRER DE OLIVEIRA
Relatório Analítico
A ECT e a Sustentabilidade
Trabalho apresentado à Comissão Avaliadora como exigência parcial para obtenção do certificado de conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Políticas Públicas, pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Orientador: Greiner Costa
Salvador
Março de 2014
A ECT e a Sustentabilidade
No novo cenário mundial – com a globalização da economia, a mundialização da cultura e a aproximação das relações via rede – está afetando a realidade empresarial e os processos de comunicação das organizações.
No âmbito da Administração Pública Federal, e mais precisamente no âmbito da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, entendida em seu sentido formal como uma Empresa Pública constituída para consecução dos objetivos do Governo, além de ser afetada por essa série de mudanças, vêm sofrendo também transformações profundas em função da redefinição do papel do Estado, com a transferência de serviços e produção de bens públicos para a esfera privada.
Nesse novo cenário, metas como reduzir custos, implantar programas de qualidade total, horizontalizar o processo de tomada de decisão, incrementar a produtividade e a competitividade começam a ser gradativamente incorporadas ao dia-a-dia dos gestores públicos, que também passam a se preocupar mais com a qualidade da comunicação praticada pela Administração Pública Federal no processo de interação com a sociedade.
Sendo assim, a comunicação pública nos coloca no espaço público, sob o olhar do cidadão. As informações veiculadas nesse