A ECONOMIA NA SUBSTITUIÇÃO DO AQUECIMENTO DE ÁGUA RESIDENCIAL BASEADO NA ELETRICIDADE POR UM COLETOR SOLAR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO DE ECONOMIA PARA ENGENHARIA
A ECONOMIA NA SUBSTITUIÇÃO DO AQUECIMENTO DE ÁGUA RESIDENCIAL
BASEADO NA ELETRICIDADE POR UM COLETOR SOLAR
Aluna:
Belo Horizonte, 14 de Maio de 2014
Os projetos de engenharia, em geral, têm em vista construir sistemas eficientes e com baixo custo. Muitas vezes é necessária uma análise desses requesitos para encontrar um equilíbrio entre qualidade e custo do produto ou sistema, ou seja, obter o melhor custobenefício.
Este trabalho tem como objetivo analisar a economia e viabilidade da instalação de um sistema de aquecimento de água residencial utilizando um coletor solar no lugar do sistema elétrico.
Para avaliar o desempenho de uma ampla classe de investimentos, que podem ser medidos em
termos
monetários,
utilizam-se
técnicas
de
Engenharia
Econômica
fundamentadas na ciência chamada Matemática Financeira. A Engenharia Econômica é uma ferramenta de decisão, fundamentada em conceitos e técnicas da matemática financeira, que permite a análise, comparação e avaliação financeira de projetos, sistemas, produtos, recursos, investimentos ou equipamentos e que tem fundamental importância para todos que precisam decidir sobre propostas tecnicamente corretas.
Os custos envolvidos na análise econômica dos sistemas são, principalmente, os custos de capital e custos operacionais. Para os sistemas de aquecimento de água são necessários os custos que envolvem o equipamento, tubulações adequadas para cada sistema, instalação, energia e manutenção. Basicamente, as diferenças de custos dos sistemas de aquecimento de água elétrico e solar são:
- O equipamento do sistema elétrico é consideravelmente mais barato.
- Os custos com tubulações e instalação dos sistemas não são muito diferentes.
- A energia, no caso do sistema com aquecimento solar, é de custo nulo, o que confere a esse sistema uma grande vantagem