A ECLOS O DA GUERRA
O Avanço do Eixo
A invasão da Polônia: o início da guerra
A invasão da Tchecoslováquia resultou na preocupação dos governos britânicos e francês quanto ao avanço de Hitler, e consequentemente ambos os governos assinaram com a Polônia um acordo garantindo todo apoio possível no caso de uma invasão alemã.
Temendo uma aliança entre os soviéticos, a Grã-Bretanha e a França, Hitler se reunia com frequência com representantes dos governos da Alemanha e da União Soviética.
Stalin, ditador soviético, se aproximou de Hitler tentando evitar que o país fosse invadido por tropas alemãs, e o resultado dessa união foi o Pacto Nazi-Soviético de Não Agressão, assinado em 1939. Pelo acordo, alemães e soviéticos dividiriam a Polônia.
Em 1º de setembro de 1939, Hitler ordenou a invasão da Polônia, utilizando uma estratégia conhecida como Blitzkrieg (ou guerra-relâmpago) e impuseram uma rápida derrota aos poloneses. Depois de dois dias, Grã-Bretanha e França declararam guerra à Alemanha, dando início a Segunda Guerra Mundial.
A guerra em compasso de espera
Durante os primeiros meses, o ritmo era de espera: aconteciam apenas poucos combates navais entre cruzadores inimigos e nada além disso. Mas, enquanto isso, Hitler comandava tropas alemãs para avançar sobre o território polonês e conseguiu ficar com a maior parte do território sendo que a parte leste foi anexada pela União Soviética.
A partir de então, começou uma severa devastação na Polônia, provocada pelos nazistas que, em um ano, levaram cerca de 400 mil poloneses para trabalhar em regime de semiescravidão na Alemanha. Campos de concentração foram criados na Polônia a fim de que judeus, comunistas, ciganos e homossexuais realizassem trabalhos forçados e então fossem executados. Por volta de 6 milhões de judeus foram mortos nesses campos de concentração.
A conquista da Europa Ocidental
Enquanto as tropas ainda lutavam na Noruega, Hitler iniciou a conquista da Bélgica e da Holanda a fim de criar uma base para