A droga da obediência
Matemática
UBERABA
2014
KARLA GABRIELLA CUNHA RIPPOSATI
Pares de ângulos/Retas coplanares.
Trabalho envolvendo à disciplina de Matemática, ministrada pelo professor Leonardo Azevedo pelos alunos da 7° Ano do período vespertino.
UBERABA
2014
ÂNGULOS COMPLEMENTARES, Dois ângulos são complementares quando a soma de suas medidas é 90º. Exemplo: Os ângulos que medem 42º e 48º são complementares, pois 42º + 48º = 90º.Dizemos que o ângulo de 42º é o complemento do ângulo de 48º, e vice-versa.
Para calcular a medida do complemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 90º e a medida do ângulo agudo dado.
ÂNGULOS SUPLEMENTARES, Dois ângulos são suplementares quando a soma de suas medidas é 180º. Exemplo: Os ângulos que medem 82º e 98º são suplementares, pois 82º + 98º = 180º. Dizemos que o ângulo de 82º é o suplemento do ângulo de 98º, e vice-versa. Para calcular a medida do suplemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 180º e a medida do ângulo agudo dado.
ÂNGULOS CONSECUTIVOS, Dois ângulos são consecutivos quando possuem o mesmo vértice e um lado comum.
ÂNGULOS ADJACENTES, Dois ângulos são adjacentes quando são consecutivos e não possuem pontos internos comuns.
ÂNGULOS OPOSTOS PELO VÉRTICE, Dois ângulos são opostos pelo vértice quando os lados de um deles são semirretas opostas aos lados do outro. Dois ângulos opostos pelo vértice são congruentes.
RETAS PARALELAS, são aquelas que não se interceptam em nenhum ponto. Uma reta é transversal à outra se ambas apresentam apenas um ponto em comum. Ao traçarmos duas retas r e s, tal que r // s (“r é paralela a s”), e também uma reta