a diversidadecelular dos animais
1335 palavras
6 páginas
I. INTRODUÇÃO“Uma célula animal típica tem um diâmetro de 10 a 20m o que é aproximadamente 5 vezes menor que a menor partícula visível ao olho nu. Somente quando os primeiros microscópios ópticos de boa qualidade tornaram-se disponíveis, no início do século IX, pode-se se descobrir que tecidos animais e vegetais são agregados de células individuais. Esta descoberta, proposta como a Teoria Celular por Schleiden e Schwann, em 1838 marcam o nascimento formal da Biologia Celular.
O progresso nas Biociências dependeu do desenvolvimento de instrumentos e técnicas de análises cada vez mais refinadas. Este requisito foi especialmente válido para a citologia, pois, no momento em que a célula foi claramente reconhecida como base da organização dos organismos, ficou evidente que o conhecimento da estrutura, função e comportamento celular, indispensável à compreensão da biologia moderna, somente se tornaria possível a partir do avanço tecnológico.
As células apresentam formas e tamanhos extremamente variados, embora existam atributos citológicos que se aplicam a sua maioria. Uma das mais importantes características das células é a perfeita adaptação existente entre sua morfologia e a sua função que exerce, seja um protozoário ou uma célula constituinte de um tecido especializado. Esta morfologia é geneticamente determinada e, através de pressões seletivas, passa a caracterizar a célula diferenciada, capacitando-a a exercer com máxima eficiência o seu papel no organismo.
Nesta atividade, utilizando o microscópio óptico, analisaremos comparativamente diferentes tipos celulares, compreendendo o funcionamento do aparelho e identificando características especificas de cada grupo celular estudado.
II. OBJETIVOS
1. Identificar os elementos constituintes e aspectos básicos do manuseio de um microscópio óptico;
2. Reconhecer as limitações do uso do microscópio óptico, em decorrência do seu poder de resolução;
3. Constatar que a imagem vista ao microscópio óptico é real e