A distribuição da água e sua importância
A água cobre 75% da superfície da terra, que formam os oceanos, rios, lagos etc. Mas, só 3% dessa água (113 trilhões de m³) é doce e está à disposição para consumo . Apesar de parecer um número grande, a Terra corre o risco de não ter mais água limpa, o que pode resultar em fim da vida na Terra.
A água é de total importância para a manutenção da vida de todas as espécies do nosso planeta. Sabemos que esse recurso natural não é infinito e por isso precisamos fazer um uso racional dele, além de manter a sua qualidade.
Para entendermos melhor a importância da água precisamos saber que 80% do nosso organismo é formado por água e que ela é um solvente universal. Além de ser regulador térmico, agente que previne doenças (cálculo renal, infecção urinária e etc.), grande fonte de hidratação, entre outros.
A água é essencial no desenvolvimento de atividades econômicas e domésticas como: Agricultura, Construção Civil e indústrias.
A água é distribuída da seguinte forma pelo mundo:
“- 97% da água disponível no mundo está nos oceanos, ou seja, é água salgada.
- 3% de água doce está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água, etc.).” - Professor Wagner de Cerqueira e Francisco, graduado em Geografia.
Assim concluímos que a quantidade de água doce que temos disponível, não é suficiente para suprir todas as nossas necessidades por um longo prazo, por isso é de total importância evitar ao máximo o desperdício e a contaminação do combustível da vida.
Por Nycolle Alves, Fonte: Brasil