A DINÂMICA POPULACIONAL BRASILEIRA
A DINÂMICA POPULACIONAL BRASILEIRA
Conforme já estudamos anteriormente, o Brasil é um país formado por uma das mais ricas sociodiversidades do mundo. Entretanto, são consideradas três grandes matrizes que originaram a povo brasileiro: a indígena (local), a branca (européia) e a negra (africana).
Ainda assim, há grandes diversidades internas em cada uma dessas matrizes. Somente nos dias atuais são 227 povos indígenas (ISA, 2010) brasileiros. Os europeus são representados em sua maioria por portugueses, espanhóis, italianos e alemães, porém outros grupos também vieram para o Brasil em fluxos migratórios menores, como poloneses, russos, ucranianos, armenos, holandeses, finlandeses, dentre outros. Grupos do Oriente Médio (sírios, libaneses, judeus, turcos) também contribuíram para a formação do povo brasileiro, assim como os asiáticos, principalmente os japoneses que constituíram diversas colônias nos estados de São Paulo, Pará e Paraná. E por fim, a migração forçada dos negros que aqui foram escravizados, originários de diversas partes da África como Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e Sudão.
Todos estes povos contribuíram para a formação do povo brasileiro em sua cultura, sua estrutura, formas de produzir o espaço geográfico e suas condições de vida.
Crescimento da População Brasileira
Neste mês de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE deu início ao Censo/2010, isto é, a contagem total da população brasileira que é feita a cada período de dez anos. Esse tipo de informação é muito importante para entender a evolução de uma população, pois a partir dessas informações o poder público estabelece o programa de crescimento do país, cria os projetos e os coloca em prática, como por exemplo, projetos de educação, saúde, segurança e alimentação. Neste sentido o Censo deve ser levado muito a sério não apenas pelos recenseadores, mas por toda a população que deverá responder aos questionamentos. Se não