A dinâmica da gestão de estoque
Falarei um pouco sobre alguns pontos da gestão de estoque. Podemos afirmar que gestão de estoque é um assunto vital para uma organização, pois absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização. Um bom funcionamento trará retornos importantíssimos para a empresa, onde melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo, assim, uma vantagem competitiva para a própria empresa. Vale lembrar quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será. Segue abaixo os pontos, onde bem trabalhados trará sucesso para uma organização. * PONTO DE REABASTECIMENTO.
Podemos afirmar que é o momento em que os níveis de estoque atingem ou indiquem a necessidade de ressuprimento, devemos levar em consideração que para a necessidade do mesmo devemos fazer um estudo de uma série de fatores, como: tempo, consumo, estoque mínimo etc, para que se tenha uma melhor precisão do momento que ocorrerá esse ressuprimento para que o nível de estoque possa atender a demanda.
Ao determinar o ponto de reabastecimento, o usuário deve considerar os valores a seguir:
ESTOQUE DE SEGURANÇA / CONSUMO MÉDIO / TEMPO DE REABASTECIMENTO
Formulas de Cálculo do Ponto de Reabastecimento :
A fórmula básica do ponto de reabastecimento é : PR = Dm x TR
PR = ponto de ressuprimento em unidades
Dm = demanda média diária
TR = tempo de ressuprimento
Quando temos incertezas é : PR = Dm x TR + Es
ES = Estoque de Segurança ou Estoque Mínimo
Estoque Máximo
É o resultado da soma do estoque de segurança mais o lote de compra. O nível máximo de estoque é normalmente determinado de forma que seu volume ultrapasse a somatória da quanidade de estoque de segurança com o lote em um valor que seja suficiente para suportar variações normais de estoque em face da dinâmica de mercado, deixando margem que assegurre, a cada novo lote, que o nível máximo de