A dimensão ética da cultura pedagógica
Identificação da Fonte: Sacadura, Carlos (2010) A dimensão ética da cultura pedagógica; In Carvalho, Adalberto Dias (coord.) Limiares Críticos da Educação Contemporânea (pp. 49-54). Porto. Afrontamento.
Crítica da Fonte:
Breve Resumo: O autor estabelece a relação entre as problemáticas educacionais e social no horizonte da contemporaneidade. Parte da constatação de uma crise geral de sentido, de valores estruturantes da vida colectiva, das finalidades dos sistemas educativos, da procura de novos sentidos e fins sociais e culturais. É a própria situação do nosso tempo que parece requerer uma abordagem filosófica: se a crise é sistémica, e não apenas sectorial – económica, politica, sociológica, ou cultural – também a capacidade para a compreender e propor horizontes pertence somente às ciências sociais em geral, e às ciências da educação em particular, mas interroga os próprios fundamentos do pensar e do agir em sociedade e no mundo académico. Assim, este estudo pretende olhar para a educação como uma oportunidade para olhar para novos horizontes que permitam a emergência de mundos, sentidos, valores e finalidades a construir.
Problema ético presente: A filosofia da educação encontra-se dividida entre dois horizontes em potencial desenvolvimento, a dispersão dos seus sentidos, campos de investigação, objetos, fins e valores e a emergência das ciências da educação. Esta crise do sentido da educação contemporânea alarga-se às finalidades da educação que estão divididas entre a formação dos indivíduos, a capacitação técnica e científica dos quadros e a aquisição de competências para o funcionamento das empresas. Esta crise alarga-se, também, às visões antagónicas da forma como se concebe a Universidade, ou seja, enquanto instituição que engloba a diversidade e história das culturas e que compreendem o presente e a sua criação como uma abertura para o futuro e, enquanto instituição que está ao serviço do mercado de trabalho e das suas finalidades