A DIMENS O COMERCIAL DA GLOBALIZA O
A adesão ao neoliberalismo sem uma correta analise e, a estruturação da abertura ao mercado internacional, reduzindo assim o papel do Estado como o provedor principal de serviços essenciais e, o estímulo à entrada de investimentos estrangeiros vindo das multinacionais e do capital especulativo, resultou numa dependência dos países atrasados ao capital externo.
O neoliberalismo só ganharia efetiva aplicabilidade e reconhecimento na segunda metade do século XX, especialmente a partir da década de 1980 com a ditadura Pinochet, o governo Margaret Thatcher no Reino Unido e, Ronald Reagan nos Estados Unidos, os três foram o percursores dessa politica econômica. Nesta época, houve um grande crescimento da concorrência comercial, muito em função das mudanças que aconteciam no mundo, com a crise econômica e politica dos países do bloco socialista e, o desenvolvimento mais acentuado do bloco capitalista com o advento do neoliberalismo.
Os países atrasados são os que mais sofrem com essa politica de estado mínimo e privatizado, valorizando assim o ter e não ser, cobrando das pessoas por direitos mais que elementares como saúde e educação, precarizando o trabalho com as terceirizações e variações salariais e de benefícios sem qualquer controle por parte do Estado em alguns países, o advento do neoliberalismo trouxe ainda mais pobreza, concentração de renda e por consequência desigualdade social, que gera violência, umas das mais graves reações na sociedade.
O objetivo do Consenso de Washington foi, em certa medida, alcançado com sucesso, pelo menos nos países desenvolvidos, pois vários países adotaram as proposições feitas, com base na pressão externa e na crise financeira que esses países enfrentavam já há algum tempo. Só que muitos países não tinham condições de arcar com essas medidas impostas pelos países desenvolvidos, ou seja, pelo imperialismo, o que gerou uma grande demanda de empréstimos ao Fundo Monetário Internacional (FMI).