A dieta do palhaço ( Super Size Me)
Nesse filme, Morgan Spurlock faz uma dieta de 30 dias no mês de fevereiro de 2003, nos quais irá sobreviver apenas com os alimentos do McDonald's. O filme amostra os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e mostra a influência das indústrias de comida rápida (fast-food) nas pessoas.
Entre as grandes redes de fast-food a que tem maior força é o McDonald´s, que tem mais de 100 milhões de estabelecimentos em mais de 6 continentes alimentando 46 milhões de pessoas no mundo todos os dias.
Antes de começar a sua nova dieta, ele começou um sério acompanhamento médico. Ele consultou um cardiologista, uma gastroenterologista, um clínico geral, uma nutricionista e um fisiologista. Ele fez vários exames de rotina e seus exames deram normais, colesterol e triglicerídeos abaixo da média, sem risco de diabetes ou hipertensão, sem problemas no coração, rins e pulmão. Pesava 84,1 kg e tinha 1,88m de altura.
Na primeira semana, sentiu- se enjoado e cansado, acabou vomitando um hambúrguer, sentiu dores de cabeça, dores de barriga, problemas sexuais (devido à cafeína) e aumentou de peso, pesando 88,5kg.
Na segunda semana, estava pesando 92 kg, sentia pressão no peito na região esquerda do tórax além de sentir-se deprimido.
Na terceira semana emagreceu um quilo, passando a pesar 91 Kg, porem seu nível de gordura corporal havia aumentado, sentia- se cansado, sua vida sexual havia reduzindo drasticamente, sentia muitas dores de cabeça, estava muito deprimido, tinha os primeiros sintomas que começou a se viciar no Fast-food, começava a correr risco de hipertensão, seu colesterol e triglicerídeos estavam acima da média, seu fígado estava inflamado.
Na quarta semana, tinha acordado com dificuldade de respirar, febre, “palpitações” no coração, estava com acido úrico elevado, com risco de pedra nos rins.
No final, estava pesando 95 kg, dobrando o risco de ter doenças coronárias e infarto, em um mês ele engordou 11 kg, seu